Chá Quebra Pedra


Phyllanthus, a popular Quebra Pedra também conhecida por erva-pombinha ou erva de S. Lourenço é utilizada na medicina no tratamento de problemas estomacais e urinários.
É comum se alastrarem nas rachaduras e frestas dos muros e calçadas: quem observa pode pensar, que foram elas que provocaram as rachaduras para poder brotar. É justamente por essa característica que surgiu o nome popular "quebra-pedra"
Este erva é adstringente, analgésica, antisséptica, antiblenorrágica, antidiarreica, antiespasmódica, anti hipertensora, anti-inflamatória, anti-hidrópica, antilítica, antinefrítica, antisséptica, antidiabética, anticancerígena, antivirótica, aperiente, desobstruente, diurética, estomáquica, febrífuga, purgativa, relaxante, sedativa, sudorífera, tônica e vermífuga.
Ao contrário do que o nome popular diz, o chá de quebra-pedra não funciona exatamente quebrando as pedras nos rins. Na verdade evita que os cálculos se formem e relaxa o sistema urinário, o que ajuda a expeli-los. o chá de reduz a adesão de cristais de oxalato de cálcio às paredes do túbulo renal.

Para pedras de ácido úrico: limite alimentos com altos teores de purina tais como anchovas, aves e miúdos de carne. Estes alimentos aumentam a produção de ácido úrico.
Para pedras cistinas: limite a ingestão de alimentos com altos teores de metionina, comum na carne de peixe e aumentam a produção de cistina.

Juntar aproximadamente 10 grs. de chá a 1/2 litro de água, deixar ferver por 3 a 5 minutos. Tomar quente ou frio.

Um comentário: