O uso regular do chá do hortelã tem benefícios ao nível de gripe, tosse e constipações, combate as inestéticas gorduras, ajudando em dietas de emagrecimento
O vapor do chá da hortelã por si só já ajuda a aliviar tosse e constipações. A planta possui uma substância conhecida como mentol, que possui um componente antibacteriano que ajuda a combater vírus e bactérias. Em algumas pessoas, o chá de Mentha piperita pode inclusive aliviar dores musculares decorrentes de exercício físico intenso. No entanto, as propriedades do chá de hortelã também incluem vários benefícios, principalmente para o sistema digestivo, vez que a hortelã contém vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que auxiliam na digestão quando o mesmo é tomado após as refeições, além de ser útil para pessoas que estão com ataques de diarreia, cólicas menstruais, dores de barriga ou de estomacais. Fazer gargarejos com o chá da erva melhora o hálito e pode ajuda a combater dores de garganta.
Os árabes foram os primeiros que viram nesta erva um poder afrodisíaco, pois estavam convencidos de que se usava para tratar a impotência e a diminuição da libido.
A hortelã é um excelente digestivo. E como tal, o chá de hortelã, após as refeições, pode ser muito benéfico para quem sofre de dores no estomago. O chá forte alivia as cólicas menstruais e intestinais.
Para quem tem a pele oleosa, experimente passar o chá forte de hortelã com um algodão, após a limpeza.
O chá de hortelã é um ótimo remédio caseiro para acalmar pois ele possui propriedades tranquilizantes que podem diminuir os sintomas de stress, ansiedade e agitação.
Consumir o chá de hortelã frequentemente melhora o funcionamento de todo o organismo, deixa o indivíduo com mais energia, melhora o sistema respiratório, combate a dor de cabeça e a insônia.
Ao ser preparado em processo de infusão não perde as propriedades medicinais. A Hortelã, além de ser extremamente saudável e seguro, tem um aroma e gosto muito agradável, é totalmente isento de cafeína, e o chá da erva pode ser consumido quente ou frio.
Para preparar, separe as folhas (também pode aproveitar os talos da hortelã). Adicione meio litro de água as folhas de hortelã e espere por cerca de 5 a 10 minutos (isso irá variar a consistência do chá). Por fim, adoce o chá com açúcar ou mel a gosto, caso queira. O chá é servido a temperatura ambiente.
Caso queira tomá-lo quente, leve as folhas juntamente com a água até que a água ferva e após isso adoce a gosto. Caso queira tomar gelado, prepare o chá e guarde no frigorifico até a hora de servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário