Chás que ajudam a emagrecer, desintoxicam e queimam gordura



Tomar chá diariamente é o segredo para acelerar o metabolismo e perder as gordurinhas indesejadas. Mas, para isso, é preciso saber combinar as ervas certas. A dica é beber de três a quatro chávenas de uma infusão preparada com ervas termogénicas (aceleram o metabolismo, favorecendo a queima de gordura), desintoxicantes (eliminam as toxinas, deixando o organismo menos resistente ao emagrecimento) e diuréticas (evitam a retenção de líquido, contribuindo para uma barriga lisinha).
O conhecido efeito “termogénico” é obtido nos chás de hibisco, casca de laranja amarga, carqueja, boldo, fucos, guaçatonga e salsaparrilha. Destaque para os chás branco, verde e vermelho, ervas de cultura tradicional, bastante celebrados por suas propriedades medicinais. A queima de gordura é alcançada a partir da aceleração do metabolismo e da queima de calorias que ajudam na quebra de moléculas de gordura já acumuladas no organismo e consequentemente a emagrecer. Outro benefício do consumo dos chás termogénicos é a diminuição dos altos níveis de colesterol, problema diretamente relacionado ao excesso de peso e má alimentação.
A desintoxicação também age prevenindo a formação de gases e o inchaço abdominal. Entre os chás mais indicados para a desintoxicação estão o de cidreira, camomila, alecrim, centelha, hortelã, erva-doce, sálvia, cardo-santo, espinhadeira-santa, coentro e bardana.
A função diurética é uma das propriedades mais “celebradas” dos chás. A eliminação de toxinas pela urina metaboliza os efeitos da dieta e auxilia no bom funcionamento dos rins. De certa forma, todos os chás apresentam uma função diurética, mas essa propriedade é mais intensificada em chás como o de sete sangrias, quebra-pedra, cavalinha, cabelo de milho e alfafa.
Para preparar um bom chá você tem seguir alguns passos “obrigatórios”. Primeiro separe as ervas (para cada erva uma colher de sobremesa) em um recipiente de vidro. Não use recipientes de metais. Ferva 1 litro de água, junte sobre a erva e imediatamente abafe o chá por 10 minutos. O chá tem vida útil de 24 horas, após esse tempo, seus benefícios são desconsiderados. A combinação de ervas é bem eficiente para a perda de peso.
As ervas que vão secar os excessos                                                                                                                                                                                 
Escolha uma erva de cada grupo e prepare seu chá emagrecedor. Lembre-se: se a mesma mistura por três dias. Depois disso, faça uma nova combinação.

Chá branco + hibisco + carqueja: o mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino. E tudo isso faz você perder peso.
Dente-de-leão + centelha + alfafa: com alto poder diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a varrer para fora do organismo as toxinas que, em excesso, fazem você acumular peso.
Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogénico, acelera a queima de gordura. Também auxilia na limpeza das toxinas, fazendo o organismo responder melhor à dieta.
Carqueja + centelha + cavalinha: tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha.
Dente-de-leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura. Com isso, evita que essas substâncias colaborem para o aumento da cintura.

Tome uma das misturas por três dias e troque por outra combinação. As plantas precisam desse tempo para que possam agir de maneira eficiente no organismo e, então, acelerar o emagrecimento. Depois, mude a combinação para criar um novo estímulo e evitar qualquer risco de toxicidade.  Como sabemos os chás são ótimos e auxiliam na redução de peso, porém sozinhos não fazem nada, portanto, para uma perda de peso potencializada uma alimentação saudável e equilibrada, unida a prática de atividades físicas é extremamente necessária, consulte um profissional de nutrição para uma alimentação saudável.

Antes que você fique tentada a acrescentar mais de três ervas na mesma mistura, atenção: essa é uma medida segura. "O uso de muitas plantas faz com que elas entrem em competição, diminuindo o efeito uma da outra. E o objetivo é justamente o contrário: permitir que elas trabalhem em sinergia, aumentando o efeito emagrecedor do chá".

Termogénicas: efeito queima-gordura
Elas fazem com que o metabolismo trabalhe mais rápido, aumentando a queima de calorias e, consequentemente, de gordura. Algumas também têm ação lipolítica (quebram a molécula de gordura já acumulada no organismo), além de reduzir os níveis de colesterol.
· Boldo (Pneumus boldus), carqueja (Baccharis trimera), chás verde, branco e vermelho (Camellia sinensis), casca de laranja amarga (Citrus aurantium), fucus (Fucus vesiculosus), guaçatonga (Caesaria sylvestris), hibisco (Hibiscus sabdariffa) e salsaparrilha (Smilax spp).
Desintoxicantes: ação limpeza
Capturam e eliminam pela urina a gordura e as toxinas que sobram do processo metabólico - circulando em excesso no organismo, essas substâncias atrapalham o bom funcionamento do sistema linfático e emperram a perda de peso. As ervas desse grupo também reduzem a formação de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa.
· Alecrim (Rosmarinus officinalis), bardana (Arctium lappa), camomila (Matricaria recotita), cidreira (Cymbopogum citrato), cardo-santo ou cardo-mariano (Carduus sanctus), centelha (Centella asiatica), coentro (Coriander spp), dente-de-leão (Taraxicum officinalis), erva-doce (Pinpinella anisum), espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), hortelã (Mentha piperita) e sálvia (Salvia officinalis).
Diuréticas: fim da retenção hídrica
Favorecem o trabalho dos rins na filtragem da linfa (líquido que carrega as impurezas para fora do organismo). Isso facilita a eliminação das toxinas pela urina, combatendo o inchaço e ajudando o organismo a responder melhor à dieta.
· Alfafa (Medicago sativa), borragem (Borago officinalis), cabelo de milho (Zea mays), cavalinha (Equisetum arvense), quebra-pedra (Phyllantus niruri) e sete sangrias (Cuphea balsamona).

Nenhum comentário:

Postar um comentário