Chá Dente de Leão

O Dente de Leão com o nome cientifico (Taraxacum officinalis) é usado há muitos séculos como a erva das doenças crônicas hepáticas. É muito usado para diabetes, é cardiotônico, e estimulante das glândulas linfáticas. Também é usada em quem tem hemorroidas, é ótima para gota e artrite, e a perfeita erva para quem tem muitas cáries.
O dente-de-leão tem um elevado teor de vitaminas A, D, C, complexo B, ferro, magnésio, Zinco, manganés, potássio. cálcio, boro, cobre, colina e silício. É um fantástico desintoxicante natural, este chá estimula e ajuda o fígado a eliminar as toxinas do sangue e a desobstruir os canais biliares. O chá tem um sabor amargo no entanto ele é bastante diurético e ajuda a diminuir a retenção de líquidos, mas a sua ação diurética, vai muito além dos outros chás em geral, pois a maioria retira potássio do organismo, mas o chá dente de leão, tem um alto teor deste mineral na sua composição. A infusão ajuda nos transtornos digestivos, na acidez do estomago e na falta de apetite;
Estímula a musculatura das vias gastrintestinais e das glândulas salivares, gástricas, intestinais, pâncreas e fígado. Produz-se assim maior secreção de saliva, bílis e suco gástrico, pancreático e intestinal. O importante é conseguir assim um melhor funcionamento do fígado e da vesícula.
Excita as glândulas das vias respiratórias, facilitando a expetoração de escarros.
Provoca uma excitação dos rins, que expulsam maior quantidade de líquido, produzindo unia descida da pressão arterial, quando o consumo é prolongado.
Emprego Como Planta Medicinal para doenças hepáticas, vesiculares, icterícia, hemorroidas, catarros do estômago e dos intestinos, flatulências e lombrigas, depuração do sangue.

As folhas colhem-se na Primavera, as flores podem ser consumidas quando abrem e as raízes podem retirar-se do solo no Outono e serem secas ao sol ou em alternativa num forno (a baixa temperatura) para serem consumidas mais tarde.

Colocar 2 colheres de sopa de erva (folhas e ou raízes) para um litro de água, quando ferver, desligue. Tape e deixe o chá abafada por 10 minutos. Em seguida, coe e beba!!
Tome de 2 a 3 chávenas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário