O poder da sálvia no combate à doenças é grandioso, considerando as inúmeras condições de saúde abrangidas para o tratamento com esta erva. O chá de sálvia é conhecido por ser um excelente estimulante para o coração e para os rins. Este chá é também indicado para atenuar os problemas de bronquite, expetoração, tosse, diabetes, problemas ao nível de digestão, diarreia, reumatismo e também eficaz quando falta a menstruação. Ao nível da pele, ele age muito bem quando há excesso de oleosidade.
Pode ser usada como antioxidante, antimicrobiana, anti inflamatória, como ansiolítico natural, como calmante, diurético, expectorante, ou estimulante. O chá de sálvia promove uma verdadeira limpeza na vias respiratórias, impede a formação de pedras nos rins, e dissolve o resíduos que provocam o ácido úrico. A sálvia é ainda indicada para curar hemorragias menstruais, para fortalecer o sistema nervoso, para afiar os sentidos e melhorar a memória.
Um chá bem concentrado de sálvia expulsa as impurezas do organismo, através da transpiração, e limpa as secreções da garganta, oriundas de tosse ou gripe. Para curar a dor de garganta, faça um gargarejo. Pegue um punhado de sálvia, golpeie até esmagar bem, e misture num copo de água.
Também cura desordens no pulmão, e a sinusite. Para essas condições, esmague o equivalente a uma mão cheia de folhas frescas, coloque para ferver em um litro de água, e faça a inalação do vapor.
O chá quente de sálvia também combate o sarampo, a angina e a tuberculose. É recomendado para atenuar os suores noturnos, causados pela menopausa, combate a insônia, sudorese, tontura e palpitações.
2 colheres de sopa da erva para um litro de água.
Quando a água estiver fervendo, desligue.
Tape e deixe-a por uns 10 minutos, depois é coar e beber só.
É indicado tomar 2 a 3 chávenas por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário