Chá Verde

Nos últimos anos uma miríade de estudos têm se dedicado a descobrir os diversos benefícios do chá verde, esta bebida de mais de cinco mil anos, no corpo humano.
Se você beber entre duas a seis chávenas de chá verde por dia poderá emagrecer e acumular inúmeros benefícios para a sua própria saúde que, no final das contas, pode resultar em aumento significativo da sua longevidade e qualidade de vida. É uma bebida termogénica, isto é, aumenta a temperatura corporal sendo ideal para realizar dieta.

PROPRIEDADES DO CHÁ VERDE
O seu dentista vai negar até o fim, mas a verdade é que o chá verde parece ter efeito inibidor em bactérias que temos na boca combatendo o mau hálito, dor de garganta e cáries. O mesmo estudo mostrou que o chá verde poderia combater também vírus presentes na boca.

Substâncias contidas no chá verde previnem a oxidação das células e combatem os radicais livres sugerindo que ele é capaz de prevenir todos os tipos de cancro. Um estudo em ratos mostrou que o chá verde pode prevenir cancro de cólon em mais de 50% dos casos. Mas caso o tumor apareça há 80% menos chance dele ser maligno e seu crescimento também é mais limitado. Cinco ou mais chavenas de chá verde por dia podem cortar pela metade a chance de surgimento de cancro de próstata avançado. O chá verde pode ajudar em muitos tratamentos contra e também previne cancro de estômago. O risco de mortalidade é menor para mulheres com cancro de mama que consomem os antioxidantes do chá verde. Compostos existentes no chá também se mostraram eficientes contra cancro de pâncreas, de esôfago, pulmão, pele…

Um estudo mostrou que o chá verde pode neutralizar os efeitos neurológicos negativos da apnéia. Ela está ligada ao surgimento de várias outras doenças, dificuldades cognitivas e risco de acidentes. A causa parece estar ligada ao fato de que o chá verde ajuda a evitar a oxidação (e morte) dos neurônios durantes os episódios de falta de oxigênio causado pela apnéia.

Mulheres que bebem cinco ou mais chavenas de chá verde por dia tem até 62% menos chance de morrer de derrame. Para homens o risco cai para 42%. Mas as diferenças podem residir no fato do estudo haver sido feito com mais voluntários masculinos que fumavam do que mulheres.

As mesmas substâncias que parecem prevenir o cancro no chá verde evitam que se forme uma proteína que cria placas no cérebro e levam à demência chamada de doença de Alzheimer. Experimentos mostraram redução de 54% no acúmulo das placas no cérebro de roedores. Este efeito ocorre, pois compostos presentes no chá verde inibem a atividade de uma enzima que destrói a acetilcolina, uma importante substância encontrada nos neurônios.

Substâncias químicas contidas no chá verde podem bloquear a enzima que destrói cartilagem e leva à dolorosa artrite. O chá deveria ser bebido como profilático para evitar a doença, segundo médicos.

Cientistas japoneses descobriram que um componente químico do chá verde pode evitar que o HIV se conecte a células saudáveis do sistema imunológico evitando que o vírus se espalhe e que destrua as células imunológicas.

Doença de Parkinson é causada pela perda de neurônios produtores de dopamina, que controla os movimentos. Os antioxidantes do chá verde, ao reduzir a oxidação dos neurônios estariam contribuindo para a redução do avanço e prevenção da doença.

Doença cardíaca é a maior causa de mortes em todo o mundo. Um estudo recente descobriu que o chá verde melhora o fluxo sanguíneo e a habilidade de relaxamento das artérias. Estudos também mostraram que o chá verde ajuda a manter saudáveis os níveis de colesterol.

Os flavonóides contidos no chá verde são conhecidos lutadores contra o envelhecimento. Ao evitar a oxidação celular, mantém as células vivas por mais tempo. O chá verde também combate os radicais livres a inflamação causada pela exposição à luz solar. Devido aos mesmos efeitos antioxidantes, o chá verde possivelmente retarda o processo do envelhecimento da pele em geral como o surgimento de rugas, bolsas sob os olhos, manchas na pele, etc. Estudos mostraram que cremes com chá verde levam a melhorias significativas na elasticidade da pele

O chá verde não apenas hidrata você da mesma maneira que a água faz, mas também traz a você todos os benefícios para a saúde que mencionamos acima, e possivelmente alguns outros ainda não descobertos. Mas é claro que você não deve adicionar açúcar para evitar ganhar peso

A maneira correta de preparar chá verde é pela infusão:
Deixe a água no fogo até começar a juntar minúsculas bolhas de ar, logo antes da fervura . A temperatura ideal é de 70 a 80oC.
Coloque a água no recipiente onde a infusão será efetuada e mergulhe a erva.
Deixe a infusão no máximo, cinco minutos e coe
Beba o antes possível, sem pressa.
Infusões mais demoradas levarão à liberação excessiva do tanino contido na erva, uma substância amarga. Segundo especialistas a água muito quente ou a infusão muito longa podem levar à evaporação, ou quebra, das substâncias salutares presentes na erva e o efeito benéfico do seu chá poderia ser reduzido.
A infusão deve resultar em uma bebida de cor verde clara com sabor suave.
Existem muitos chás por aí (de saquinho) que se intitulam “chá verde”. Se não houver a erva Camelia sinensis, não é chá verde. Compre sempre erva de boa procedência.

Preparar o chá-verde com uma outra erva melhora o sabor. Pode ser erva-cidreira, hortelã, erva-doce. Pode ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga, ou juntar algumas gotas de limão ao chá.

Se o chá em jejum é muito sacrifício, troque de horário. Consuma-o meia hora antes das refeições e duas horas depois. Ou seja, evite tomar o chá de estômago vazio ou muito cheio, diminuindo o risco de sentir enjoo ou azia.

Se está a tomar algum medicamento não beba o chá sem consultar seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário